Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Governo brasileiro anuncia recuo de 16% na desflorestação da Amazónia

O governo brasileiro anunciou hoje um recuo de 16% na desflorestação da Amazónia, entre julho de 2016 e agosto deste ano, e defendeu a sua política ambiental face às críticas recentes de movimentos ambientalistas.

Governo brasileiro anuncia recuo de 16% na desflorestação da Amazónia
Notícias ao Minuto

23:48 - 17/10/17 por Lusa

Mundo Ambiente

"A desflorestação, que aumentou 19% no ano passado, caiu 16% este ano. Todos os indicadores mostram uma diminuição durante a nossa gestão", disse o ministro do ambiente, José Sarney Filho, em Brasília, citado pela agência de notícias francesa France Press (AFP).

O governo do presidente conservador, Michel Temer, que chegou ao poder em maio de 2016, anunciou no início deste ano uma redução de 43% no orçamento do Ministério do Ambiente.

Sob muitas críticas, o chefe de Estado teve de recuar, depois de anunciar a polémica abertura de uma vasta área da floresta amazónica para a exploração mineira.

Os números anunciados hoje têm por base um relatório do Instituto Nacional de Estudos Espaciais, que usa satélites para avaliar superfícies cobertas de árvores no "pulmão do planeta"

Logo após este anúncio, a ONG Ipam (Instituto de Estudos Ambientais da Amazónia) publicou uma declaração em que afirmou que o governo "tem poucos motivos para a celebração".

"Estamos a destruir a floresta a um ritmo mais lento, mas a destruição continua", disse Paulo Moutinho, investigador deste instituto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório