Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Referendo curdo "é único responsável por intervenção militar de Bagdad"

O Presidente iraquiano Fouad Massoum atribuiu hoje a responsabilidade da intervenção militar de Bagdad na região do Curdistão ao referendo sobre a independência promovido por Massoud Barzani, o presidente da região autónoma.

Referendo curdo "é único responsável por intervenção militar de Bagdad"
Notícias ao Minuto

18:42 - 17/10/17 por Lusa

Mundo Presidentes

"A realização do referendo de independência do Curdistão originou estes perigosos diferendos entre o governo central e o governo do Curdistão e resultou na restauração do controlo de Kirkuk pelas forças de segurança federais", disse Massoum, de origem curda iraquiana, mas membro da União Patriótica do Curdistão (UPK), o partido rival de Barzani nesta região do norte iraquiano.

Em 25 de setembro, as autoridades curdas com ligações ao Partido Democrático do Curdistão (PDK) de Barzani organizaram esta consulta à revelia de um novo do parlamento central, que considerou a iniciativa contrária à Constituição. Sem surpresa, o "sim" venceu com 92% dos votos.

"Tentámos incessantemente mas apesar dos nossos esforços não conseguimos resolver ou no mínimo atenuar a perigosa crise despoletada entre o governo central e o governo do Curdistão devido à obstinação deste último em promover o referendo de forma unilateral", acrescentou Massoum.

Forças iraquianas assumiram na segunda-feira o controlo da sede do governo de Kirkuk, no norte do Iraque, e começaram a içar a bandeira iraquiana nos edifícios estatais daquela província disputada.

Estas movimentações acontecem depois das tropas conjuntas iraquianas terem avançado na noite de domingo com uma ofensiva para "impor a segurança" em Kirkuk, zona administrada pelos curdos desde 2014.

Rica em petróleo, a cidade de Kirkuk é um dos principais focos de discórdia entre Erbil (capital do Curdistão iraquiano) e o governo federal de Bagdad.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório