Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Filho de jornalista morta em Malta: "A minha mãe foi assassinada"

Matthew Caruana Galizia arrasa autoridades de Malta na sequência de explosão que matou a sua mãe.

Filho de jornalista morta em Malta: "A minha mãe foi assassinada"
Notícias ao Minuto

13:53 - 17/10/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Matthew Galizia

Daphne Caruana Galizia, jornalista que liderou a investigação dos Panamá Papers sobre a corrupção em Malta, morreu na segunda-feira depois de o seu carro ter explodido.

A blogger e jornalista fazia publicações que atraiam por vezes mais leitores que os jornais do país e era tida pelo Politico como uma de 28 personalidades que estavam a agitar a Europa.

O filho da jornalista, Matthew Caruana Galizia, não tem dúvidas: tratou-se de um assassinato, um que resultou precisamente das suas investigações a casos de corrupção política no país.

As declarações surgiram na rede social Facebook esta terça-feira, dia em que é esperada a chegada de especialistas forenses holandeses e de elementos do FBI, que irão ajudar as autoridades de Malta nas investigações.

“A minha mãe foi assassinada porque se colocava entre a lei e os que tentavam violar a lei”, escreveu, acrescentando que Daphne Caruana Galizia se tornou um alvo porque “era a única pessoa a fazê-lo”.

O texto que Matthew Caruana Galizia partilhou é um testemunho violento sobre o próprio crime, em que Matthew admite ter visto “partes do corpo” da mãe enquanto a buzina do carro continuou a tocar, já depois de a bomba ter explodido.

No mesmo texto, que pode ler na íntegra em baixo, e inglês, o filho de Daphne Caruana Galizia critica ainda o primeiro-ministro de país, a quem chama de “palhaço” pelas suas declarações sobre a morte da blogger, isto depois de a ter “demonizado” nos anos anteriores.

No final, Matthew trata ainda pelos nomes alguns elementos da justiça daquele país, a quem acusa de serem “cúmplices” por nada terem feito.

Entretanto, em Malta, decorrem algumas homenagens à jornalista, tendo antigos leitores e conhecidos da blogger levado a cabo uma vigília na última noite. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório