Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Criticado por Trump, sargento declara-se culpado de deserção

Bowe Bergdahl foi sequestrado, no Afeganistão, pelos Talibãs, depois de abandonar o seu posto de vigia. Acabaria por ser usado numa troca de reféns, possibilitando a libertação de cinco membros do grupo terrorista.

Criticado por Trump, sargento declara-se culpado de deserção
Notícias ao Minuto

16:09 - 16/10/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Bowe Bergdahl

O sargento norte-americano Bowe Bergdahl, que esteve cinco anos sequestrado pelos Talibãs, no Afeganistão, depois de ter abandonado o seu posto de vigia, declarou esta segunda-feira ser culpado de deserção e comportamento impróprio face ao inimigo, noticia a BBC.

O sargento, de 31 anos, compareceu hoje perante um tribunal militar em Fort Bragg, na Carolina do Norte.

Esta tomada de posição por parte de Bowe Bergdahl já era esperada. Na origem da decisão, segundo os seus dvogados, está o facto de que dificilmente Bergdahl teria um julgamento justo, uma vez que, durante o último ano, foi bastante criticado por Donald Trump, que o acusou de ser um traidor.

Ao declarar-se culpado, o sargento poderá ver a sua pena de prisão ser reduzida.

Bowe Bergdahl, recorde-se, desapareceu do seu ponto de vigia junto à fronteira do Afeganistão com o Paquistão. Tinha, na altura, 23 anos.

Depois de desencadear uma enorme operação de busca, o sargento foi visto em vários vídeos dos Talibãs, sequestrado. Acabaria por servir como moeda de troca entre as forças especiais norte-americanas e o grupo islamista. Cinco membros dos Talibãs, que estavam detidos em Guantanamo, foram libertados e Bergdahl regressou a casa.

Por esse motivo, Donald Trump deixou fortes acusações ao sargento que agora se declarou como culpado de deserção e de comportamento impróprio perante o inimigo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório