Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Israel retalia e destrói base anti-aérea na Síria

Segundo a versão das autoridades de Israel, o ataque surge depois de ter sido lançado um míssil sírio contra aviões israelitas que faziam uma missão de reconhecimento no Líbano.

Israel retalia e destrói base anti-aérea na Síria
Notícias ao Minuto

13:36 - 16/10/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Tensão

As Forças de Defesa de Israel (IDF) destruíram esta segunda-feira uma base de defesa anti-aérea em Damasco, na Síria, noticia o The Guardian.

Este ataque surge como retaliação, depois de ter sido lançado um míssil da mesma base contra aviões israelitas que levavam a cabo uma missão de reconhecimento no Líbano, próximo da fronteira com a Síria.

“O regime sírio é responsável pelo qualquer disparo proveniente do seu território. Vemos este incidente como uma clara provocação e não o vamos permitir”, afirmou o porta-voz das IDF. “Se for disparado fogo anti-aéreo em qualquer atividade militar, responderemos como fizemos agora”, avisou.

Segundo a mesma fonte, o avião israelita voava em território libanês quando foi atingido. A IDF decidiram responder e aniquilaram a base síria com quatro disparos.

Esta escalada de tensão entre os dois países, inimigos há vários décadas, surge no dia em que o ministro da Defesa russa, Sergei Shoigu, chega a Israel para se encontrar com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e com o seu homólogo israelita, Avigdor Lieberman.

Habitualmente, Israel não costuma reconhecer os ataques que leva a cabo em território sírio. No entanto, apesar de não estar oficialmente envolvido na Guerra da Síria, Tel-Aviv tem atacado várias posições do Hezbollah libanês em território sírio.

Em setembro, por exemplo, as forças militares destruíram uma base síria devido à suspeita de que lá poderiam estar mísseis do Hezbollah, um principais aliados do regime de Bashar al-Assad.

Para além do conflito com o regime sírio e com o grupo islamista libanês, Israel combate também a influência do Irão na Síria, outro dos principais aliados de Assad na guerra que devasta o país há mais de seis anos. Nesse sentido, Israel receia que sejam transferidas armas de Teerão para o Hezbollah.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório