Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Síria: Coligação anuncia acordo para evacuação de Raqa

A coligação internacional que combate o grupo extremista Estado Islâmico anunciou hoje um acordo para a evacuação de Raqa (norte) que prevê a retirada de civis e de combatentes sírios.

Síria: Coligação anuncia acordo para evacuação de Raqa
Notícias ao Minuto

15:38 - 14/10/17 por Lusa

Mundo Combate

Uma coluna vai sair hoje da cidade, antigo bastião do Estado Islâmico na Síria atualmente cercado pelas forças rebeldes que combatem os 'jihadistas',

Segundo um responsável do conselho municipal de Raqa, o acordo abrange os combatentes sírios, mas não os estrangeiros.

A coligação, liderada pelos Estados Unidos, afirma em comunicado que não esteve envolvida nas negociações, mas que "acredita que [o acordo] vai salvar vidas" e permitir às Forças Sírias Democráticas (FSD) e à coligação focarem-se no combate aos 'jihadistas' em Raqa sem colocar civis em risco.

O acordo permite às FSD revistar todos os que saiam de Raqa.

Num comunicado anterior, a coligação precisou que os combatentes que continuam em Raqa controlam apenas pequenas áreas e dispõem apenas de armas ligeiras e um número limitado de munições.

Apesar disso, a coligação disse prever dias de intensos combates até conseguir recuperar Raqa, que os 'jihadistas' estabeleceram como capital do território controlado pelo grupo na Síria.

Dias antes, a coligação estimou que estarão em Raqa 300 a 400 combatentes 'jihadistas'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório