Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de 150 mil crianças refugiadas rohingyas "severamente desnutridas"

Mais de 150 mil crianças refugiadas Rohingyas com menos de cinco anos, no Bangladesh, estão "severamente desnutridas", anunciou hoje a Care Internacional, uma organização não governamental (ONG), em comunicado.

Mais de 150 mil crianças refugiadas rohingyas "severamente desnutridas"
Notícias ao Minuto

20:30 - 13/10/17 por Lusa

Mundo ONG

"A situação destas crianças é desesperante, muitas não comem mais do que uma refeição por dia durante semanas", disse Zia Choudhury, da direção da Care Internacional, referindo que outra das maiores preocupações é que "as crianças possam ficar doentes".

A organização chamou também a atenção para a falta de condições nos campos improvisados de Kutupalong e Balukhali, em Cox's Bazar, uma província do Sudeste.

"Existe apenas uma casa de banho para cada 2.000 pessoas e, deste modo, as crianças que estão gravemente desnutridas e vivem em condições difíceis, estão sujeitas a infeções", explica a Care.

Zia Choudhury acrescentou que, embora exista alguma ajuda, a maioria dos refugiados tem ainda uma "necessidade desesperada" de água potável, alimentos nutritivos e cuidados médicos.

Cerca de 500.000 Rohingyas fugiram para o vizinho Bangladesh desde finais de agosto, para tentar escapar a uma campanha de repressão do exército birmanês após ataques da rebelião jovem Rohingya, segundo dados da ONU.

As Nações Unidas consideram que o exército birmanês e milícias budistas estão envolvidos numa limpeza étnica contra esta minoria muçulmana concentrada no estado de Rakine (anteriormente Arakan) no oeste da Birmânia, uma região historicamente conturbada.

Estima-se que os rohingyas - uma minoria étnica não reconhecida pelas autoridades birmanesas - sejam cerca de um milhão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório