Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Catalunha: FMI pede fim rápido da "incerteza política"

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, pediu hoje para acabar rapidamente a "incerteza política" na Catalunha, porque pode afetar negativamente as finanças e recordou que a evolução económica de Espanha "foi uma história de êxito".

Catalunha: FMI pede fim rápido da "incerteza política"
Notícias ao Minuto

12:41 - 13/10/17 por Lusa

Mundo Lagarde

"O que sucede atualmente [na Catalunha] é algo que esperamos que se resolva entre os diferentes atores. Trata-se de um assunto espanhol e que diz respeito à Espanha", disse Lagarde numa entrevista divulgada hoje pelo canal de televisão France 24.

E prosseguiu: "A incerteza nunca foi propícia para a estabilidade financeira, o crescimento e o investimento".

Christine Lagarde não quis fazer apreciações sobre o processo político na Catalunha, tendo apenas referido que ambas as partes devem contribuir para "acabar com as incertezas".

A diretora-geral do FMI referiu ainda que a evolução da economia espanhola é "uma história de sucesso", graças às reformas e à "determinação" do seu Governo para "ir ao fundo" dos problemas.

"É evidente que Espanha tem recebido muito investimento estrangeiro", salientou.

O FMI já se tinha pronunciado este mês sobre a crise na Catalunha e tinha pedido a ambas as partes "diálogo" e para "não atuarem de forma precipitada" para evitar impactos negativos na economia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório