Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Suécia prolonga controlos de fronteiras devido à ameaça terrorista

O Governo sueco hoje prolongou por seis meses os controlos fronteiriços introduzidos no sul do país, em novembro de 2015, justificando a medida com a ameaça terrorista que existe atualmente na Europa.

Suécia prolonga controlos de fronteiras devido à ameaça terrorista
Notícias ao Minuto

11:51 - 13/10/17 por Lusa

Mundo Segurança

"Na noite de quinta-feira, notificámos a Comissão Europeia (CE) de que a Suécia pretende continuar os controlos de fronteira no sul do país, especialmente na área do estreito de Sund até a Dinamarca", disse o ministro da Justiça sueco, Morgan Johansson, em declarações à agência de notícias TT.

Johansson explicou que a medida é aplicada devido à situação de segurança na Europa, lembrando o atentado terrorista ocorrido em abril em Estocolmo e considerando "especialmente urgente" ter "controlo e conhecimento sobre quem entra na Suécia".

A Suécia, o país que mais recebeu requerentes de asilo per capita na União Europeia (UE) em 2015 (163 mil), restabeleceu os controlos temporais aleatórios nas suas fronteiras em novembro de 2015, no auge da crise de refugiados.

Três meses depois, as autoridades suecas introduzirem uma medida complementar que obrigava as companhias de transportes a aplicar controlos de identidade a todos os passageiros que se deslocam à Suécia de comboio, autocarro e barco a partir da Dinamarca. As pessoas que não tinham documentação, por regra, não podiam entrar no país.

Esta medida foi eliminada em maio passado - ainda que se mantenham os controlos fronteiriços, que estão a ser renovados desde então -, sendo um instrumento excecional que as regras do espaço Schengen permitem e que possuem uma aplicação máxima de dois anos.

Alemanha, Áustria, Dinamarca, França e Noruega propuseram há dois meses à CE o prolongamento de dois para quatro anos os controlos de fronteiras excecionais devido à "ameaça terrorista".

A CE anunciou, no final de setembro, que modificaria o código de fronteiras do espaço Schengen para que os controlos possam prolongar-se por três anos, de forma excecional, para enfrentar as ameaças de segurança concretas, como o terrorismo.

O anúncio foi feito depois de outros países, como a Dinamarca, a Alemanha e a Noruega também terem manifestado a intenção de renovar os seus controlos de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório