Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Trump divulga hoje o seu veredito sobre o acordo nuclear com o Irão

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anuncia hoje o seu veredito sobre o acordo histórico destinado a impedir o Irão de possuir armas nucleares, prevendo-se uma "não-certificação", com consequências ainda incertas.

Trump divulga hoje o seu veredito sobre o acordo nuclear com o Irão
Notícias ao Minuto

06:34 - 13/10/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

o pior acordo que existe", repetiu Trump na quarta-feira, ao denunciar a "fraqueza" da administração democrata de Barack Obama, que legitimou o pacto com Teerão em 2015.

A contestação ao acordo, em nome do interesse nacional e da palavra de ordem "A América Primeiro" (America First), constituiria um novo golpe no multilateralismo, após a retirada dos Estados Unidos do acordo sobre o clima e da UNESCO.

Apesar de a administração Trump insistir que "a América primeiro não significa a América sozinha", Washington arrisca-se a ficar isolada pelo facto de os restantes signatários continuarem a defender o acordo de Viena.

O texto foi concluído por Teerão com seis grandes potências (Estados Unidos, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha) para garantir o caráter exclusivamente civil do programa nuclear iraniano, em troca do levantamento das sanções. Desde então, a Agência internacional de energia atómica (AIEA) tem reafirmado o respeito dos compromissos pelas autoridades iranianas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório