Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Mulher consegue licença paga para tomar conta de cão doente

Este foi o primeiro caso ganho deste género em Itália.

Mulher consegue licença paga para tomar conta de cão doente
Notícias ao Minuto

16:33 - 12/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Itália

Uma mulher italiana ganhou uma batalha legal que lhe garantiu uma licença paga pelo tempo que passou a cuidar do cão doente.

A mulher, uma docente na Universidade La Sapienza, em Roma, ganhou o caso com a ajuda dos advogados da Liga Anti-vivisecção, um dos maiores grupos defensores dos direitos dos animais na Europa.

O juiz aceitou que a Universidade devesse considerar os dias  de ausência como estando relacionados com "problemas pessoais ou familiares sérios" e por isso pagos.

A docente, que não foi identificada, tirou dois dias para poder tomar conta de Cucciola, a sua cadela de 12 anos, depois de esta ter sido submetida a uma cirurgia. O grupo de advogados usou como argumento o facto de a lei italiana dizer que as pessoas que abandonem um animal em “grave sofrimento” podem ser presas por um ano ou multadas até 10 mil euros.

“É um passo significativo para o reconhecimento de que os animais que não são mantidos para fins lucrativos ou pela sua habilidade para trabalhar são, efetivamente, membros da família”, afirmou o presidente da Liga, citado pela BBC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório