Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Mecanismo de Estabilidade contrata Dijsselbloem até final de mandato

O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) anunciou hoje a contratação dos serviços, como conselheiro estratégico, de Jeroen Dijsselbloem e até final do seu mandato como presidente do Eurogrupo, em janeiro.

Mecanismo de Estabilidade contrata Dijsselbloem até final de mandato
Notícias ao Minuto

15:00 - 12/10/17 por Lusa

Mundo Eurogrupo

"O MEE nomeou Jeroen Dijsselbloem como conselheiro estratégico", revelou a entidade, em comunicado, acrescentando que a contratação tem efeito assim que este deixar o cargo de ministros das Finanças da Holanda e termina em simultâneocom o seu segundo mandato à frente Eurogrupo, em janeiro.

"Após a sua demissão como ministro das Finanças da Holanda, Jeroen concordou em fornecer-nos a sua experiência e visão excecionais", disse o diretor do MEE, Klaus Regling.

Regling acrescentou ainda que o contrato de prestação de serviços "é por um período limitado que coincide com um momento importante para a evolução futura do MEE".

Na segunda-feira, o Eurogrupo apoiou, sem vozes contra, a continuidade de Jeroen Dijsselbloem até final do seu mandato, em 13 de janeiro de 2018, apesar de este estar prestes a abandonar a pasta das Finanças na Holanda.

No final da reunião dos ministros das Finanças da zona euro, o secretário de Estado da tutela, Ricardo Mourinho Félix indicou que não expressou "nenhuma opinião em relação à possibilidade de o senhor Dijsselbloem continuar ou não", apesar de Portugal ter já pedido a demissão do holandês, após afirmações polémicas sobre a governação económica de países do Sul da Europa.

O Eurogrupo, fórum informal de ministros das Finanças da zona euro, é presidido desde 2013 por Dijsselbloem, que sucedeu ao atual presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório