Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Curdistão avisado de que Iraque prepara "grande ataque" a Kirkuk

O conselho de segurança da região autónoma do Curdistão iraquiano assegurou hoje que foi avisado de que as forças iraquianas conjuntas estão a preparar um "grande ataque" a sul e a oeste da disputada cidade de Kirkuk.

Curdistão avisado de que Iraque prepara "grande ataque" a Kirkuk
Notícias ao Minuto

19:37 - 11/10/17 por Lusa

Mundo Tensão

Rica em petróleo, a cidade de Kirkuk (norte do Iraque), atualmente administrada pelos curdos, é um dos principais focos de discórdia entre Erbil (capital do Curdistão iraquiano) e o governo federal de Bagdad.

Numa mensagem publicada na rede social Twitter, este organismo do governo curdo indicou ter recebido "mensagens perigosas (de que) as forças iraquianas, as milícias (xiitas) Multidão Popular e a polícia federal estão a preparar um grande ataque a sul e a oeste de Kirkuk e a norte de Mossul, no Curdistão".

Até ao momento, o governo federal do Iraque não reagiu a esta informação, que é divulgada num contexto em que Bagdad e Erbil mantêm tensas relações após a realização de um referendo independentista, no passado dia 25 de setembro, nas regiões do Curdistão iraquiano e nos territórios disputados.

Após a consulta popular, na qual mais de 90% dos eleitores curdos votaram a favor da autodeterminação, os líderes curdos asseguraram que o resultado não implicaria uma declaração imediata de independência.

A zona de Kirkuk foi incluída no referendo de setembro, apesar de não pertencer à região autónoma do Curdistão iraquiano.

A cidade, etnicamente diversa, é administrada pelos curdos desde 2014, quando o exército iraquiano fugiu ao avanço dos 'jihadistas' do grupo extremista Estado Islâmico.

O governo federal do Iraque já afirmou que todo o petróleo do norte do território iraquiano, incluindo o da região autónoma do Curdistão e os poços petrolíferos de Kirkuk, faz parte dos recursos nacionais do país e, como tal, "tem legitimidade e pleno direito" de explorar os mesmos e considerá-los no seu orçamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório