Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nova capa do Charlie Hebdo é sobre a Catalunha. "Tolos"

O jornal satírico volta a estar em cima do acontecimento e dedicou a sua mais recente capa à situação que se vive atualmente em Espanha.

Nova capa do Charlie Hebdo é sobre a Catalunha. "Tolos"
Notícias ao Minuto

14:26 - 11/10/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Jornais

As últimas semanas têm sido de tensão em Espanha, com os catalães a reclamarem a independência da região, mas o governo central de Madrid a opor-se.

Entretanto, o presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont fez uma declaração pública em que proclamou a independência da região, mas a deixou em suspenso para que fosse possível chegar a um “acordo” com o governo central.

Por sua vez, o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy pediu que Puigdemont esclarecesse se proclamou ou não a independência, deixando antever, no caso de uma resposta positiva, a aplicação do artigo 155.º da Constituição que se refere à perda de autonomia das regiões autónomas.

Face a este cenário, o jornal satírico Charlie Hebdo decidiu dar o ‘ar de sua graça’ e fazer uma capa dedicada ao tema.

A imagem é composta por três independentistas que são caracterizados como terroristas – vestindo negro e envergando armas – que exigem um debate sobre o tema.

Notícias ao MinutoMais uma capa polémica do Charlie Hebdo© Charlie Hebdo

A acompanhar o desenho está uma frase que está a deixar catalães e corsos (naturais da Córsega) em alvoroço: “Os catalães mais tolos que os corsos”.

Esta associação deve-se ao facto de existir na Córsega uma organização tida como terrorista que dá pelo nome Frente de Libertação Nacional da Córsega e que lutou, antes de entrar na fase do desarmamento, pela independência da região face à República francesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório