Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Brexit: Ministro descarta uso de fundos públicos se não houver acordo

O ministro britânico da Economia, Philip Hammond, classificou hoje de "irresponsável" o uso de dinheiros públicos caso não seja alcançado um acordo sobre o "Brexit" e reiterou que "a incerteza é o maior desafio" em todo o processo.

Brexit: Ministro descarta uso de fundos públicos se não houver acordo
Notícias ao Minuto

10:17 - 11/10/17 por Lusa

Mundo Philip Hammond

Num artigo publicado hoje no jornal The Times, Hammond assinala que só vai recorrer aos fundos públicos quando "for responsável fazê-lo", considerando que deve ser-se realista sobre os desafios que vão apresentar-se com a retirada britânica da União Europeia.

O diário destaca que a posição do ministro "pode inquietar os deputados conservadores que estão a favor de uma rutura dura" com a União Europeia e pretendem que o Governo destine fundos para planificar esta possibilidade.

"Como ministro de Economia, é meu dever ser realista com estes desafios e fazer andar a economia com cuidado durante este processo de forma a proteger os empregos, apoiar as empresas e apontar à prosperidade das famílias e trabalhadores e proteger as nossas finanças públicas para as próximas décadas", considerou.

Ao mesmo tempo, Hammond reconhece que o país deve estar preparado para qualquer resultado das atuais negociações com Bruxelas, incluindo a possibilidade de não haver acordo.

"Estamos a preparar-nos para qualquer resultado, vamos encontrar o financiamento necessário e só vamos gastar quando seja responsável fazê-lo", disse o ministro, que no próximo mês vai apresentar ao Parlamento os pressupostos do Estado.

Hammond insiste que o maior desafio é "a incerteza" sobre o que pode passar-se depois de março de 2019.

"A nossa prioridade imediata é acabar com a incerteza", salienta Hammond.

No entender do responsável, "a incerteza" pode acabar se for feito um acordo que permita um período de transição depois de março de 2019 e também um acordo sobre a futura relação britânica com a União Europeia.

"Estas coisas dependem do progresso nas negociações (com Bruxelas) ", insistiu o ministro, que pede aos outros países que "mostrem flexibilidade".

"Um bom acordo é bom para os interesses do Reino Unido, mas também para a Europa", salientou.

Londres e Bruxelas mantêm atualmente a quinta ronda da primeira fase de negociações sobre o "Brexit".

A saída do Reino Unido da União Europeia, decidida em referendo em junho de 2016, está agendada para 29 de março de 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório