Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Igrejas Ortodoxa e Católica russas vão apoiar a reconstrução de templos

As Igrejas Ortodoxa e Católica russas concordaram em criar um grupo de trabalho para reconstruir templos cristãos destruídos durante o conflito na Síria, anunciou hoje o Patriarcado de Moscovo.

Igrejas Ortodoxa e Católica russas vão apoiar a reconstrução de templos
Notícias ao Minuto

11:57 - 08/10/17 por Lusa

Mundo Síria

"O grupo criará uma lista das igrejas destruídas e contribuirá para sua restauração", disse hoje o metropolita Hilarion, número dois da Igreja Ortodoxa Russa, à televisão pública russa, cita a agência noticiosa Efe.

Alfeyev Hilarion lamentou que alguns templos tenham sido completamente destruídos, enquanto os mosteiros sofreram graves danos ou foram assaltados.

Os católicos e ortodoxos russos não se limitarão a reconstruir as igrejas, mas também vão ajudar os sírios a reconstruir as suas casas, "questão para qual são necessários tanto os esforços do Estado como da Igreja".

"A primeira coisa a fazer é criar as condições para que as pessoas, incluindo os cristãos, se sintam seguras", disse o eclesiástico.

A Igreja Ortodoxa Russa defendeu durante anos uma aliança com o Vaticano para defender as minorias cristãs perseguidas pelos grupos "jihadistas" no Médio Oriente e no Norte de África.

O patriarca russo Kiril abençoou as ações militares da Rússia na Síria como uma guerra "defensiva" e "justa", mas evitou apontá-la como uma "guerra santa", como o fez o, entretanto destituído, porta-voz da Igreja Ortodoxa, Vsevolod Chaplin.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório