Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Jornalista morre depois de fazer 159 horas extra num mês

Miwa Sado teve apenas duas folgas num mês.

Jornalista morre depois de fazer 159 horas extra num mês
Notícias ao Minuto

17:18 - 05/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Japão

Miwa Sado, jornalista na estação pública do Japão NHK, morreu depois de ter feito 159 horas extraordinárias mensais, tendo apenas tido dois dias de folga num mês. O excesso de trabalho da jornalista de 31 anos fez com que esta tivesse sofrido um ataque cardíaco fatal, conta o The Guardian.

Apesar de ter acontecido em julho de 2013, o caso apenas foi tornado conhecido esta semana. A própria inspeção no trabalho considerou que a causa da morte de Miwa Sado foi 'karoshi' - morte por excesso de trabalho. 

Foi a própria empresa a tornar o caso público. Não o fez antes, defende a NHK, por respeito à família. A jornalista, acrescentou a estação, morreu três dias depois de cobrir as eleições da assembleia da área metropolitana de Tóquio e as eleições para a câmara alta do parlamento japonês, que se realizaram em junho e julho de 2013.

A morte de Sado deverá aumentar a pressão sobre as autoridades japonesas para enfrentar e combater o grande número de mortes atribuídas às longas hora de trabalho comuns naquele país.

O anúncio da morte da jornalista acontece precisamente um ano depois de Dentsu, trabalhador numa agência de publicidade ter também morrido por excesso de trabalho. O caso de Dentsu, há um ano, originiou um debate nacional sobre a atitude do Japão em relação ao equilíbrio entre a vida e o excesso de trabalho.

Também em 2015, uma mulher pôs termo à própria vida por estar "fisicamente e mentalmente despedaçada". Matsuri Takahashi, de 24 anos, tinha trabalhado mais de 100 horas extra nos meses antes de se ter suicidado. Segundo nota ainda o The Guardian, mais de dois mil japonseses suicidaram-se devido a questões relacionadas com stress no trabalho no ano passado. Outras dezenas de trabalhadores morreram de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e outras condições provocadas por gastar muito tempo no trabalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório