Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Nobel da Literatura atribuído a Kazuo Ishiguro

Nome acaba de ser anunciado pela academia sueca.

Nobel da Literatura atribuído a Kazuo Ishiguro
Notícias ao Minuto

12:02 - 05/10/17 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Academia

O Nobel da Literatura 2017 foi atribuído ao escritor Kazuo Ishiguro, "pelos seus romances de grande carga emocional".

A Academia justificou a escolha de Kazuo Ishiguro, por ser um escritor que, "em romances de grande força emocional, revelou o abismo sob o sentido ilusório de conexão com o mundo".

O escritor britânico de origem japonesa nasceu em Nagasaki, Japão, fixando-se com a família, no Reino Unido, no início da década de 1960. Destacou-se com os primeiros contos, publicados na revista Granta, escreveu para cinema e televisão, é autor de canções. Com "Os Despojos do Dia" venceu o Booker Prize, em 1989.

O britânico sucede assim a Bob Dylan, que foi o vencedor do mesmo prémio no ano anterior.

O escritor britânico é autor do romance 'Os Despojos do Dia', nasceu há 63 anos em Nagasaki, no Japão, mas fixou-se na infância, com a família, no Reino Unido.

No final da década de 1970, Ishiguro graduou-se em Inglês e Filosofia na Univrsidade de Kent, e estudou em seguida Escrita Criativa na Universidade de East Anglia, em Inglaterra.

Kazuo Ishiguro tornou-se desde então escritor a tempo inteiro. Começou por publicar contos na revista literária Granta, e o seu primeiro romance data de 1982, 'A Pale View of Hills', publicado em 1990 em Portugal, pela Relógio d'Água, ao qual se seguiu 'An Artist of the Floating World' (1986), situado em Nagasaki, poucos anos após a II Grande Guerra (1939-1945)

Segundo a Academia Sueca, os temas que Kazuo Ishiguro aborda - a memória, o tempo, a desilusão de si próprio - evidenciam-se já neste romance, editado em Portugal pela Livro Aberto, também em 1990, com o título 'Um Artista no Mundo Transitório'.

A preocupação com a memória e o esquecimento é particularmente notória no seu mais conhecido romance, 'The Remains of the Day' (1989), editado em 1991 em Portugal pela Gradiva, com o título 'Os Despojos do Dia'.

A obra foi adaptada ao cinema, em 1993, pelo realizador James Ivory, com argumento do próprio escritor e de Ruth Prawyer Jhabvala, com Anthony Hopkins e Emma Thompson, por protagonistas.

Segundo a instituição sueca, a escrita de Ishiguro é marcada por uma cuidadosa contenção, independentemente do local da narrativa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório