Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Imagens de violência na Catalunha que (afinal) podem ter sido manipuladas

A violência tem marcado a luta pela independência da Catalunha. Contudo, nem tudo aquilo que se tem partilhado nas redes sociais corresponderá à verdade.

Imagens de violência na Catalunha que (afinal) podem ter sido manipuladas
Notícias ao Minuto

08:10 - 04/10/17 por Andrea Pinto

Mundo Independência

A tensão que assola a região da Catalunha, nos últimos dias, não tem passado indiferente a ninguém. E embora ninguém possa negar as imagens do conflito, algumas há que não têm, afinal, nada a ver com o que por ali se vive.

Os confrontos entre a polícia e os apoiantes da independência resultaram já em 844 feridos, só na manhã de domingo, é certo. Segundo o ministério interior espanhol, pelo menos 33 polícias também foram feridos.

Mas algumas imagens dos confrontos que estão a ser partilhadas nas redes sociais, de acordo com o Le Monde, são manipuladas.

É o caso de um vídeo partilhado já milhares de vezes no Twitter e onde se alega que 'A polícia espanhola ataca os votantes catalães'.

Notícias ao MinutoVídeo partilhado nas redes sociais não corresponde aos confrontos de domingo© Le MondeO vídeo em questão, alega a publicação francesa, é de novembro de 2012,  e foi filmado durante uma manifestação contra a austeridade em Tarragona, onde os participantes foram reprimidos pelos Mossos de Esquadra.

Uma outra imagem, onde se vê um homem em cadeira de rodas a ser abordado por um polícia de bastão em punho, é partilhada com a legenda 'O dia em que a Catalunha votou pela sua independência, esta é uma das imagens que espero que dê a volta ao mundo. A Polícia Espanhola não tem problemas em tomar a cabeça de um deficiente'. A imagem, apesar de verdadeira, é bastante antiga. Remonta a 2011, documentando uma intervenção policial contra o movimento dos indignados na Catalunha.

Uma outra imagem tem sido já elogiada e considerada aspirante a vencer prémios. Nela, os apoiantes da independência fazem frente  a um grupo de militares que os tenta travar.

A fotografia terá, no entanto, sido manipulada, dado que lhe foi acrescentada a bandeira da Catalunha, que não existe na fotografia original.

Uma última imagem mostra um grupo de bombeiros a fazer frente à polícia. "Os corajosos bombeiros colocam-se à frente da população que vai votar", lê-se.

A imagem foi tirada pelo fotógrafo da AP Paco Serinelli durante os protestos anti-austeridade no dia 29 de maio de 2013 em Barcelona. Um movimento de protesto no qual os bombeiros participaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório