Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Ataques misteriosos levam EUA a expulsar 15 diplomatas cubanos

Nas últimas semanas, mais de 20 diplomatas norte-americanos em Havana sofreram graves problemas de saúde. Os Estados Unidos denunciam ataques, mas a informação sobre os mesmos é escassa.

Ataques misteriosos levam EUA a expulsar 15 diplomatas cubanos
Notícias ao Minuto

18:01 - 03/10/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Diplomacia

Os Estados Unidos vão expulsar 15 diplomatas cubanos da embaixada em Washington, acusando Havana de não proteger os diplomatas norte-americanos em Cuba, noticia a BBC.

Em causa, está o aumento significativo de funcionários norte-americanos que ficaram com problemas de saúde na embaixada em Cuba. Em causa, alegadamente, estarão ataque misteriosos, dos quais ainda não há muita informação.

Nas últimas semanas, mais de 20 diplomatas sofreram de surdez, náuseas ou tonturas. Suspeita-se que estes sintomas sejam causados por ondas sónicas, sendo que Washington acusa Havana de não estar a proteger os diplomatas norte-americanos.

“A decisão foi tomada devido a Cuba ter falhado em tomar medidas apropriadas para proteger os nossos diplomatas, de acordo com o que está estabelecido na Convenção de Viena. Esta medida vai garantir equidade nas nossas operações diplomáticas”, afirmou o secretário de Estado, Rex Tillerson.

Os 15 funcionários cubanos têm agora sete dias para abandonar os Estados Unidos.

Apesar da decisão, pelo menos para já, os Estados Unidos não pretendem alterar as suas relações diplomáticas com Cuba e não acusam diretamente o governo de Raúl Castro pelos supostos ataques.

“Vamos manter as relações diplomáticas com Cuba, e vais continuar a cooperar enquanto investigamos estes ataques”, acrescentou Tillerson.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório