Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"Alegada espionagem está a ser clarificada"

As negociações entre os Estados Unidos e a União Europeia sobre o acordo de comércio livre vão avançar, mas em paralelo grupos de trabalho devem clarificar a alegada espionagem a instituições europeias, disse hoje o presidente da Comissão Europeia.

"Alegada espionagem está a ser clarificada"
Notícias ao Minuto

19:39 - 03/07/13 por Lusa

Mundo Barroso

“Hoje, acordamos o seguinte: estamos comprometidos com a relação transatlântica”, mas os grupos de trabalho devem analisar o impacto da alegada espionagem a instituições europeias, afirmou José Manuel Durão Barroso, em Berlim, citado pela AFP.

O presidente do executivo comunitário falava numa conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, durante a qual anunciou a criação destas equipas, que trabalharão "em paralelo".

Durão Barroso explicou, citado pela EFE, que a formação dos grupos de trabalho – um norte-americano e outro europeu – foi acordada com Washington com a intenção de garantir uma “base sólida de confiança mútua”.

Na terça-feira, os responsáveis europeus que vão debater com os Estados Unidos o acordo de comércio consideraram que era preciso "confiança, transparência e clareza entre os parceiros", referindo-se ao caso de alegada espionagem.

Edward Snowden, ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos e da CIA, revelou ao jornal britânico 'The Guardian' e ao norte-americano 'The Washington Post' a vigilância realizada pelo governo dos Estados Unidos aos registos telefónicos e da internet de milhões de cidadãos para descobrir contactos no exterior de suspeitos de terrorismo.

A polémica aumentou depois das revelações sobre a espionagem dos Estados Unidos à União Europeia, à ONU e a 38 embaixadas de países como Japão e México, Itália e França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório