Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Catalunha: Bombeiros protegem população de carga policial

São já 465 os feridos no dia de hoje na Catalunha.

Notícias ao Minuto

18:21 - 01/10/17 por Melissa Lopes

Mundo Confrontos

Este é mais um gesto que está a correr o mundo. No meio do caos que vive este domingo a Catalunha, com intervenções policiais para impedir a realização do referendo sobre a independência da região, alguns bombeiros viram-se obrigados a intervir.

De que forma? Formando um cordão entre a polícia e a população, protegendo estes últimos da carga policial.

O vídeo acima foi registado nas proximidades da assembleia de voto em Sant Julia de Ramis. Ali para proteger a população, os bombeiros acabaram por ser agredidos pela polícia, como mostram as imagens abaixo. 

De salientar que, até a esta hora, 465 pessoas ficaram feridas na sequência dos distúrbios relacionados com a realização do referendo.

A justiça espanhola, recorde-se, considerou ilegal a consulta popular pela independência convocada para hoje pelo governo regional catalão e deu ordem para que a polícia regional fechasse os locais de votação, o que tem acontecido com violência.

Face à inação da polícia regional em alguns locais, foram chamadas a Guardia Civil e a Polícia Nacional espanhola. Foram estes corpos de polícia de âmbito nacional que então protagonizaram os maiores momentos de tensão para tentar impedir o referendo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório