Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro 'sim' em casamento homossexual na Alemanha

Apesar de a lei já ter entrado em vigor, o sistema informático ainda não está adaptado ao casamento homossexual. Os cônjuges terão de ser registados como marido e mulher.

Primeiro 'sim' em casamento homossexual na Alemanha
Notícias ao Minuto

14:40 - 01/10/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Lei

Dois homens casaram-se pela primeira vez, este domingo, na Alemanha. A cerimónia, para além de assinalar o matrimónio, celebra também a entrada em vigor de uma lei aprovada pelo parlamento em junho.

Karl Kreile, de 59 anos, e Bodo Mende, de 60, concretizaram, assim, um anseio e tornaram-se “o primeiro casal gay casado no país”, conta a agência Reuters.

A cerimónia realizou em Berlim, em Schöneberg, depois de 38 anos de convivência. “Sim, aceito”, disse Karl Kreile perante a família e os convidados que responderam efusivamente com aplausos.

Após a cerimónia, em declarações aos jornalistas, Bodo Mende pediu que “a Alemanha e a União Europeia fizessem mais para promover os direitos dos homossexuais, especialmente em regiões mais conservadoras da Europa”.

Recorde-se que o parlamento da Alemanha aprovou a igualdade matrimonial em junho, depois de a chanceler Angela Merkel “ter optado por fazer do voto uma questão de consciência, autorizando os seus parceiros sociais-democratas e muitos dos legisladores conservadores a expressarem a sua opinião através do sufrágio”.

Apesar de a lei já ter entrado em vigor no ordenamento jurídico alemão, há ainda alguns problemas técnicos a registar. A Reuters indica que o software de registo do governo reconhece apenas casamentos de sexo oposto e só será atualizado no próximo ano. Até lá, os casais homossexuais que se casarem serão registados como marido e mulher.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório