Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Com 24 anos, Natasha deparou-se com doença rara que lhe 'roubou' a vida

Chama-se ADN mitocondrial, é uma doença rara e não tem cura.

Com 24 anos, Natasha deparou-se com doença rara que lhe 'roubou' a vida
Notícias ao Minuto

18:04 - 30/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo ADN Mitocondrial

Natasha Lynch, de 24 anos, está paralisada da cintura para baixo e cega de um olho, respira apenas através de um ventilador e alimenta-se com um tubo. As mudanças radicais na vida desta jovem, devido a uma doença rara e incurável, chamada ADN mitocondrial, fizeram com que Natasha ficasse afastada do mundo e com uma depressão.

Em entrevista ao Liverpool Echo, Natasha relembra que durante alguns anos foram surgindo sintomas estranhos e incapacitantes, mas nunca lhe foi dito o que poderia estar em causa.

O diagnóstico ditou o fim de uma carreira promissora na TUI Travel, da Thomson, e deixou-a em casa, sem poder deslocar-se sozinha e com a necessidade de ter sempre um ventilador por perto.

“É particularmente difícil ver os meus amigos a viverem a vida deles e a esquecerem-se de que ainda estou aqui, simplesmente porque não estou ‘lá fora’ juntamente com eles”, explicou ao órgão de comunicação social.

A jovem recorda que para além da saúde física, é a mental que a afeta. “ É fácil cair na depressão”, referiu.

Porém, frisou que descobriu que a vida vai muito para além da “bolha” em que se encontra, já que começou a falar com pessoas de todo o mundo devido à sua doença. “Isso é parte do que me ajuda a continuar em frente”, garantiu a jovem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório