Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Pere, o menino invisual comentador de futebol que não quer ver

Pere Ribes diz que ver o obrigaria a ser outra pessoa. "Estou muito contente por ser como sou", afirma.

Pere, o menino invisual comentador de futebol que não quer ver
Notícias ao Minuto

13:58 - 30/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo História

Se me dessem a opção de poder ver, dizia que não”. Quem o diz é Pere Ribes, de onze anos, cego de nascença. “Ver obrigar-me-ia a ser outro, a viver de outra maneira, a aprender a ler e a escrever outra vez. Estou muito contente por ser como sou”, afirmou ao jornal La Vanguadia.

“Apaixonado pela vida”, Pere vive como qualquer criança da sua idade e segue os estudos com normalidade. Gosta de línguas e de música mas vive com particular entusiasmo o futebol. Há já algum tempo que Pere é conhecido em toda a Garrotxa, uma região da Catalunha, por ter participado num programa de televisão.

Pere quer ser jornalista desportivo, já que a sua grande paixão é comentar jogos de futebol, paixão que descobriu, há três anos, quando, num jogo em Olot, a mãe o levou para a zona de imprensa para ouvir mais detalhes sobre o jogo.

Foi lá que conheceu David Planella, que transmitia encontros numa emissora local. São inseparáveis desde então. Pere já comentou cerca de 30 jogos na rádio.

“Com a rádio, vejo perfeitamente tudo o que acontece. O locutor descreve o campo, quem tem a posse da bola e o que acontece”, conta. “O resto é imaginação. Apareço posteriormente e intervenho”, acrescenta. Pere faz parte da equipa de comentadores da rádio Olot há já três épocas consecutivas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório