Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Novo decreto anti-imigração de Trump já tem queixa em tribunal

A União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) anunciou na sexta-feira que vai processar a administração de Donald Trump pela última versão do seu decreto anti-imigração apresentado no domingo.

Novo decreto anti-imigração de Trump já tem queixa em tribunal
Notícias ao Minuto

06:50 - 30/09/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Em conjunto com outras organizações de defesa das liberdades e dos refugiados, a ACLU apresentou a nova ação judicial no tribunal federal do Estado de Maryland.

As organizações consideram que o presidente Donald Trump continua a discriminar os muçulmanos na terceira versão do seu polémico decreto, violando a lei federal e a Constituição.

Os países cujos cidadãos enfrentam restrições de entrada nos Estados Unidos de acordo com o novo decreto, que entra em vigor no dia 18 de outubro, são o Irão, Síria, Líbia, Iémen, Chade, Somália e Coreia do Norte.

O decreto suspende igualmente a entrada nos Estados Unidos de responsáveis governamentais venezuelanos, acusados de não colaborarem suficientemente no processo de atribuição de vistos.

A medida pretende, segundo Trump, "melhorar a capacidade e os meios de vigilância para detetar a tentativa de entrada nos Estados Unidos de terroristas e de outras ameaças contra a segurança pública" norte-americana.

"Juntar alguns norte-coreanos e um pequeno grupo de venezuelanos não mascara o pecado original da proibição antimuçulmana. Mais uma vez marcamos encontro com o presidente Trump no tribunal", disse o diretor da ACLU, Anthony Romero.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório