Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

A foto que resume a posição da Grã-Bretanha face à Europa

A foto de 'família' dos líderes europeus tem feito correr muita tinta devido ao afastamento de Theresa May dos restantes líderes.

A foto que resume a posição da Grã-Bretanha face à Europa
Notícias ao Minuto

20:37 - 29/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Cimeira

A cimeira digital que se realizou hoje na Estónia tem estado no topo dos temas mais comentados do dia. E não é propriamente pelos temas debatidos.

Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido, foi colocada na parte de trás da foto de ‘família’ dos líderes da União Europeia. Na segunda fila, Theresa May é o primeiro elemento da direita para a esquerda.

A foto tem feito correr muita tinta porque espelha, como sugere o The Telegraph, o distanciamento da Grã-Bretanha em relação à União Europeia.

Nesta reunião europeia, a primeira-ministra do Reino Unido garantiu aos líderes da União Europeia que “a Grã-Bretanha permanece incondicionalmente comprometida com a defesa coletiva da Europa”. A deputada May realçou que continuaria a prestar assistência aos estados que foram vítimas de agressão armada, terrorismo ou desastres naturais.

Theresa May abandonou a cimeira antes do tempo, antes mesmo que o líder da Estónia desse uma conferência de imprensa com Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, e Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia.

Esta saída antecipada sugere, como realça o jornal britânico, “que os outros líderes da União Europeia podem não ter prestado muita atenção a May, que manteve um perfil discreto durante toda a cimeira”.

No entanto, o porta-voz da Downing Street - residência oficial e o escritório da primeira-ministra do Reino Unido – considera que “a cimeira foi produtiva porque proporcionou o encontro da primeira-ministra com a chanceler alemã, Angela Merkel, num bom ambiente”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório