Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Leonardo da Vinci poderá ser o autor da ‘Mona Lisa Nua’

Retrato feito a carvão tem sido sujeito a vários testes pelos curadores de arte do Louvre, em Paris.

Leonardo da Vinci poderá ser o autor da ‘Mona Lisa Nua’
Notícias ao Minuto

13:58 - 29/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pintura

Há um desenho de uma mulher nua, no Museu Louvre, em Paris, que partilha muitas semelhanças com a pintura da Mona Lisa, de Leonardo da  Vinci. Os cientistas do museu dizem agora, de acordo com a AFP, que “o desenho é, pelo menos, em parte” da autoria do pintor renascentista italiano.

‘Monna Vanna’, um desenho feito a carvão, tem sido sujeito a vários testes pelos curadores de arte do Louvre, que descartam a possibilidade de mera cópia.

“O retrato tem uma qualidade, ao nível do desenho das mãos e da cara, que é verdadeiramente notável. Não é uma cópia. Estamos perante algo que foi trabalhado em paralelo com a Mona Lisa, no final da vida de Leonardo”, indicou Mathieu Deldicque à mesma agência.

“É, quase de certeza, uma obra de preparação para uma pintura a óleo”, acrescentou, deixando no ar que poderá ter a ver com a execução da Mona Lisa.

Os peritos apontam as muitas semelhanças entre a pintura de Mona Lisa e aquele desenho a carvão, nas mãos e no corpo, para além de serem retratos do mesmo tamanho. No entanto, sublinha-se que o topo do retrato de ‘Monna Vanna’ foi desenhado por um destro. Como Leonardo pintava com a mão esquerda, poderá ter sido outro artista a terminar o desenho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório