Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Possível erupção de vulcão leva à retirada de pessoas da ilha de Bali

Mais de 144 mil pessoas já foram retiradas na Ilha de Bali, o principal destino turístico da Indonésia, devido à possível erupção do vulcão Agung, divulgou hoje o Governo indonésio.

Possível erupção de vulcão leva à retirada de pessoas da ilha de Bali
Notícias ao Minuto

11:48 - 29/09/17 por Lusa

Mundo Governo

As pessoas retiradas estão a ser distribuídas entre centenas de centros em nove distritos da ilha e têm as suas necessidades básicas cobertas graças ao apoio das comunidades locais e do Governo.

O diretor de informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse à agência espanhola de notícias Efe que, embora a zona de segurança em torno do vulcão esteja praticamente vazia, alguns residentes recusam-se a sair do local.

Uma das razões pelas quais os residentes estão relutantes em deixar as suas casas é para não abandonar o seu gado.

Nugroho, que não indicou o número de pessoas que permaneceram nas suas casas, lembrou o exemplo da erupção do vulcão Marapi, em 2010, que provocou 277 mortos por este mesmo motivo.

A zona de segurança estabelecida abrange um raio de até 12 quilómetros ao redor da cratera e o nível de alerta atingiu 4, o máximo possível, no dia 22 de setembro.

As autoridades colocaram as sirenes móveis para alertar a população.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos indonésio referiu hoje num comunicado que os movimentos sísmicos registados nos últimos dias "causaram uma fissura numa das falhas do vulcão".

Além disso, há alguns dias que uma coluna de fumo emana da cratera e atinge uma altura entre 50 e 200 metros.

"Se a erupção ocorrer, é mais provável que seja pequena no início, mas uma erupção maior pode acontecer", indicou Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos.

Os especialistas alertam que é impossível ter a certeza se haverá uma erupção desse vulcão, que está a 3.014 metros acima do nível do mar, embora digam que é mais provável que ocorra.

Tanto o Centro de Vulcanologia quanto o governo provincial de Bali dizem que é seguro viajar para a ilha e estabeleceram um plano para redirecionar o tráfego aéreo para outros aeroportos no caso de a erupção inutilizar o aeroporto internacional de Denpasar, a capital da ilha.

A Indonésia te, mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 127 estão ativos. O arquipélago indonésio fica dentro do chamado "Anel de Fogo" do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é abalada por milhares de tremores por ano, principalmente de pequena magnitude.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório