Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Banco de Inglaterra "fará tudo o puder" para mitigar impacto de Brexit

O governador do Banco de Inglaterra, o canadiano Mark Carney, afirmou hoje que a entidade procurará mitigar os riscos associados ao 'Brexit', sublinhando a limitada influência que tem na economia britânica, em especial no impacto do divórcio da União Europeia.

Banco de Inglaterra "fará tudo o puder" para mitigar impacto de Brexit
Notícias ao Minuto

12:28 - 28/09/17 por Lusa

Mundo Governador

"A prosperidade do Reino Unido ficará refletida não só no acordo final do 'Brexit' mas também nas políticas fiscais e estruturais do Governo", afirmou Carney numa intervenção numa conferência na City de Londres (centro financeiro) para assinalar o vigésimo aniversário da independência do banco emissor.

"O banco fará tudo o que puder para apoiar os ajustamentos consequentes com as suas obrigações estatuárias", adiantou.

Carney disse que "o sistema financeiro no seu conjunto terá a capacidade para financiar a transição e as oportunidades que surjam" depois do 'Brexit', previsto para março de 2019.

Ao referir-se à função da entidade, Carney disse que esta "não pode resolver os desafios sociais mais amplos" que há no país porque o banco tem uns "objetivos cuidadosamente definidos".

Em 1997, pouco depois da chegada do Trabalhismo de Tony Blair ao poder, o então ministro de Economia, Gordon Brown, outorgou ao Banco de Inglaterra a independência para fixar as taxas de juro fora da influência do Governo britânico.

Nesse sentido, Carney sublinhou que nos últimos anos houve petições para que a entidade ajudasse a fazer frente a desafios económicos, como a produtividade ou a falta de habitação acessível.

"As petições para que o banco resolva estes desafios ignoram os seus objetivos definidos", adiantou.

As responsabilidades da entidade - estabilidade monetária e fiscal - são "necessárias para a prosperidade" do país, afirmou.

Carney afirmou ainda que a comissão de política monetária do banco mantém como objetivo conseguir que a inflação homóloga se mantenha em 2%, apesar de atualmente esta ser de 2,9%.

Depois do referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, em 23 de junho de 2016, o banco desceu em agosto daquele ano as taxas de juro para o nível histórico de 0,25%, depois destas terem estado inalteradas em 0,50% desde 2009.

Na conferência para assinalar os 20 anos de independência, que decorre hoje e sexta-feira, também deverão intervir, entre outros, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, e a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, além da primeira-ministra britânica, Theresa May.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório