Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Brexit: Negociadores saúdam progressos na 4ª ronda negocial

O negociador-chefe da União Europeia (UE) para o 'Brexit', Michel Barnier, salientou hoje haver uma "nova dinâmica" nas negociações com Londres, opinião secundada pelo seu homólogo britânico, David Davis, no final da quarta ronda negocial, em Bruxelas.

Brexit: Negociadores saúdam progressos na 4ª ronda negocial
Notícias ao Minuto

12:15 - 28/09/17 por Lusa

Mundo Michel Barnier

O líder da equipa de negociadores da UE saudou a "nova dinâmica" nas negociações sobre a saída do Reino Unido do bloco europeu, mas salientou não haver ainda "progressos suficientes" na discussão sobre as futuras relações com a UE a 27.

"A única via para haver progresso suficiente é que todos os compromissos assumidos a 29 sejam cumpridos a 28", sublinhou Barnier.

Por seu lado, o negociador-chefe do 'Brexit' pelo Reino Unido considerou terem sido dados nesta ronda negocial "passos em frente decisivos".

"Progredimos consideravelmente nos quatro temas que interessam", disse Davis, sublinhando que o recente discurso da primeira-ministra britânica, Theresa May, em Florença, Itália, permitiu o avanço.

Na sexta-feira passada, na cidade italiana, May propôs à UE um período de transição de dois anos após a saída britânica do bloco comunitário e assegurou que Londres irá contribuir no orçamento europeu até 2020, mas sem avançar com números concretos.

O montante a pagar pelo divórcio pelo Reino Unido, a gestão da fronteira da Irlanda do Norte, os direitos dos cidadãos europeus e britânicos no pós-"Brexit" e as futuras relações comuns são temas em debate nas negociações.

O Reino Unido deve deixar a UE a 29 de março de 2019, ou seja, dois anos após o início do processo de divórcio liderado pelo governo conservador de Theresa May. A saída britânica da UE foi ditada por um referendo realizado em junho de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório