Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Rússia apoia integridade territorial do Iraque

A Rússia realçou hoje o seu apoio à integridade territorial do Iraque e apelou ao diálogo entre os curdos e Bagdad, dois dias após o referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano.

Rússia apoia integridade territorial do Iraque
Notícias ao Minuto

09:43 - 27/09/17 por Lusa

Mundo Curdistão

"Em relação ao referendo pela autonomia curda do Iraque, a Rússia considera essencial que se evite qualquer situação que possa desestabilizar a já problemática região do Médio Oriente", salientou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo em comunicado.

Na nota, o Ministério destacou o respeito da Rússia pelas aspirações curdas, mas lembrou que "todas as diferenças entre as autoridades iraquianas e a autonomia curda podem e devem ser resolvidas através de um diálogo construtivo e respeitoso".

O referendo, que decorreu na segunda-feira, foi promovido pela liderança curda iraquiana como um exercício de autodeterminação.

A realização de um referendo sobre a independência promovida pelas autoridades do Curdistão iraquiano -- região com uma vasta autonomia -- foi criticada por Bagdad e pelos países da região, exceto Israel, alguns dos quais prometeram represálias.

O Presidente curdo, Massud Barzani, indicou que uma vitória do "sim" não seria seguida imediatamente de uma declaração de independência, mas marcaria o início de "discussões sérias" com o poder central.

O parlamento iraquiano já votou uma resolução exigindo o envio do exército para as zonas disputadas sob controlo das forças curdas.

Os curdos têm o seu próprio Governo regional, parlamento, forças armadas e aeroportos nas três províncias do norte do Iraque, onde usufruem de autonomia constitucional há mais de uma década.

Mas controlam também territórios disputados fora dessas províncias que são também reivindicados por Bagdad.

O referendo não é vinculativo e não conduzirá imediatamente à independência, mas têm aumentado as tensões na região.

A Turquia ameaçou intervir militarmente e está a realizar manobras militares conjuntas com o Iraque na fronteira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório