Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Atmosfera entre EUA e Coreia do Norte "é mais política do que militar"

As relações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte estão "mais estremadas", mas a atmosfera "carregada" continua a ser mais política do que militar, afirmou hoje o chefe do estado-maior americano, general Joe Dunford.

Atmosfera entre EUA e Coreia do Norte "é mais política do que militar"
Notícias ao Minuto

21:09 - 26/09/17 por Lusa

Mundo Joe Dunford

"O espaço político está claramente muito ocupado no momento, mas não vimos nenhuma mudança na posição das forças norte-coreanas", disse, durante uma audição perante a comissão das forças armadas do senado norte-americano.

Questionado pelo senador republicano John McCain sobre as tensões com o regime de Pyongyang, o general Joe Dunford referiu que estão "a observar com muita atenção".

"Obviamente que posicionámos as nossas forças para responder a uma possível provocação ou conflito. Nós também tomámos medidas adequadas para proteger os nossos aliados - sul-coreanos, japoneses - as nossas forças e os cidadãos dos Estados Unidos na região, mas o que vimos é que a atividade militar não reflete o ambiente político carregado", defendeu.

O chefe do estado-maior americano enfatizou os esforços diplomáticos, referindo que a China tem um papel importante para convencer o regime de Pyongyang a renunciar às armas nucleares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório