Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Coreia: EUA devem "evitar escalada" face a "provocações" de Pyongyang

Os Estados Unidos devem "evitar a escalada" face às futuras prováveis "provocações" da Coreia do Norte, considerou hoje, em Washington, a ministra dos Negócios Estrangeiros sul-coreana, Kang Kyung-Wha.

Coreia: EUA devem "evitar escalada" face a "provocações" de Pyongyang
Notícias ao Minuto

23:16 - 25/09/17 por Lusa

Mundo Kang Kyung-Wha

Pyongyang acusou hoje Donald Trump de lhe ter "declarado guerra" ao ameaçar "destruir totalmente" a Coreia do Norte e ao enviar bombardeiros para sobrevoarem o espaço aéreo próximo do país.

O regime norte-coreano também prometeu tomar "contramedidas", que podem incluir até "abater os bombardeiros estratégicos" norte-americanos no futuro.

"É muito provável que a Coreia do Norte faça novas provocações", declarou a chefe da diplomacia de Seul, acrescentando: "É imperativo que nós, Coreia do Sul e Estados Unidos, em conjunto, consigamos gerir a situação (...) de modo a evitar uma escalada posterior das tensões ou confrontos militares acidentais que possam degenerar rapidamente".

A ministra insistiu que "não pode haver uma nova guerra".

Kang reconheceu que o regime de Kim Jong-un parece ter avançado mais rapidamente do que o previsto no desenvolvimento de armas nucleares.

"Pyongyang aproxima-se rapidamente do seu objetivo declarado" de ter mísseis balísticos nucleares que possam atingir os Estados Unidos, advertiu.

Segundo Kang, a Coreia do Norte "deve mudar de atitude" e "o primeiro passo seria parar as provocações".

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul pediu "pressão máxima" e sanções fortes como "ferramenta diplomática" para convencer Pyongyang a regressar à mesa das negociações para se conseguir uma "desnuclearização completa, verificável e irreversível" da península coreana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório