Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Presidente palestino pressiona Nações Unidas para solução de dois estados

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, emitiu um alerta ameaçador no seu discurso às Nações Unidas, afirmando que talvez não tenha escolha senão procurar alternativas a um binacional estado com Israel.

Presidente palestino pressiona Nações Unidas para solução de dois estados
Notícias ao Minuto

23:26 - 24/09/17 por Lusa

Mundo Ameaça

A ameaça de Mahmoud Abbas levanta um cenário estranho para Israel e a administração Trump, que poderia potencialmente espelhar o destino do centenário acordo sionista.

Mahmoud Abbas foi um negociador do histórico acordo de paz de Oslo, nos anos 90, que estabeleceu um prazo de cinco anos até um acordo final.

Desde então, ele continuou em busca de um acordo de paz que estabelecesse um estado palestiniano independente de Israel.

Mas após quase um quarto de século de esforços de paz liderados pelos Estados Unidos, Mahmoud Abbas, 82 anos, afirmou quarta-feira nas Nações Unidas que o tempo está a esgotar-se, enquanto Israel expande os seus domínios nas terras ocupadas.

"A solução de dois estados está hoje em perigo", disse, acrescentando que os palestinianos terão de "procurar alternativas" se a porta se fechar para a independência.

"Se a solução de dois estados for destruída pela criação de um estado com dois sistemas -- apartheid", afirmou, "isso seria um fracasso e nem vocês, nem nós, teremos outra escolha senão continuar a luta e a exigir plenos e iguais direitos para os habitantes da histórica Palestina".

Mahmoud Abbas já tinha proferido ameaças semelhantes, mas a altura e o local do seu discurso deram aos seus comentários uma urgência adicional.

Os palestinianos esperam ansiosamente por conhecer a posição do presidente Donald Trump para a paz e procuram o seu apoio para uma solução de dois estados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório