Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Vaso vendido por preço 10 mil vezes superior por disputa de licitadores

Vaso chinês foi vendido por preço 10 mil vezes superior ao estimado por casa de leilões de Genebra.

Vaso vendido por preço 10 mil vezes superior por disputa de licitadores
Notícias ao Minuto

19:26 - 24/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Leilão

Um vaso chinês avaliado entre 500 e 800 francos suíços (entre 430 e 690 euros) foi vendido, em leilão, por um valor recorde numa casa de leilões de Genebra. Apesar do valor inicial estimado, a peça vendeu por 5 milhões de francos suíços (4,3 milhões de euros), conta o Telegraph.

A razão? Um equívoco entre dois compradores que acabou por se tornar numa proverbial medição de forças. De acordo com o catálogo, o vaso é do século XX mas apresenta uma marca – cuja autenticidade não foi verificada – relativa à era do imperador Qianlong, ou seja, do século XVIII. Os dois acreditavam que o vaso era na realidade do século XVIII.

A casa de leilões explicou que a antiguidade do vaso amarelo com três dragões azuis era difícil de determinar com exatidão e que, portanto, faziam estimativas cuidadosas. “O preço do martelo [preço final em leilão] com a comissão foi de 6 milhões de francos suíços (5,1 milhões de euros)”, afirmou Olivier Fichot, responsável da casa.

Um preço que é 10 mil vezes superior à estimativa do catálogo. Sem contar com jóias ou relógios, esta foi a licitação mais alta feita em Genebra.

O comprador é um colecionador amador da Ásia que estava na sala na altura do leilão, enquanto que o seu rival estava a licitar por telefone.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório