Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Presidente da câmara de Barcelona defende solução dialogada

A presidente da câmara de Barcelona, Ada Colau, advertiu o primeiro-ministro, Mariano Rajoy, de que se a sua proposta política consiste em "arrasar a Catalunha", os outros partidos irão criar "alternativas" para encontrar uma solução dialogada.

Presidente da câmara de Barcelona defende solução dialogada
Notícias ao Minuto

13:52 - 24/09/17 por Lusa

Mundo Catalunha

Ada Colau falava na abertura da assembleia de cargos públicos do partido Unidos Podemos, que se realiza hoje na capital aragonesa, noticiou a agência espanhola Efe.

A presidente da câmara de Barcelona sublinhou que "há sempre tempo para dialogar com aqueles que exercem a ação governamental", isto é, com Partido Popular (PP), maioritário no Congresso espanhol e que apoia o Governo, mas, na sua opinião, se Rajoy não está à altura, "entre todos" os outros se procurarão alternativas que ainda existam.

Durante o seu discurso, além do PP, apelou ao Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), a quem pediu para participar na busca do diálogo.

Refira-se que Ada Colau governa a câmara com o apoio do PSOE e hoje participa no banquete de La Mercé, uma festa anual que, em finais de setembro, anima a capital catalã, e que este ano se prolonga até segunda-feira.

Entretanto, nas ruas de Barcelona, noticia a AP, milhares de separatistas catalães reúnem-se nas praças públicas em apoio de um referendo sobre a independência da região nordeste da Espanha.

Noutras cidades da região estas reuniões também acontecem, com muitos dos manifestantes a envergarem bandeiras catalãs e símbolos pró-independência, apelando ao voto no próximo domingo, uma consulta que o Governo de Madrid considera ilegal e prometeu deter, tendo já o Tribunal Constitucional considerado ilegal.

As manifestações foram incitadas pelos políticos secessionistas e vários grupos de iniciativa popular imprimiram e distribuem cartazes de apoio ao referendo.

Carme Forcadell, presidente do parlamento regional da Catalunha, apelou ao voto pela independência, numa manifestação em Barcelona. "Peço-lhes que vão votar! Votem no futuro da Catalunha!", afirmou Carme Forcadell.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório