Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Conduzir com a cara tapada passa a dar multa na Alemanha

Apesar de a lei não se referir especificamente às vestes muçulmanas, comunidade islâmica critica a nova legislação que considera ser "simbólica".

Conduzir com a cara tapada passa a dar multa na Alemanha
Notícias ao Minuto

11:31 - 24/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alemanha

Quem conduzir com uma parte ou a cara completamente tapada vai passar a ser multado na Alemanha, de acordo com uma nova lei de trânsito aprovada esta sexta-feira, na última sessão do Bundesrat antes das eleições deste domingo

A lei foi introduzida pela câmara alta do parlamento alemão (que representa os 16 estados federais) com o intuito de garantir que os condutores são identificados na estrada, em caso de serem apanhados em excesso de velocidade.

Com esta nova legislação, quem for ‘apanhado’ ao volante com a cara tapada, o que inclui também máscaras de carnaval, pagará uma multa de 60 euros.

Apesar de a lei não se referir concretamente à utilização de véus - burqas e niqabs - , a comunidade islâmica não está satisfeita com as novas regras de trânsito. Escreve o Deutsche Welle que o Conselho Central de Muçulmanos na Alemanha critica esta nova legislação, considerando-a uma “política simbólica”.

“Prova disso é o facto de estas leis estarem a passar em áreas que não precisam de ser reguladas”, disse Nurhan Soykan ao Deutsche Welle, sublinhando que não conhece nenhum caso de alguém que tivesse provocado um acidente por estar a usar burqa ou niqab.

Países como a França, a Bélgica, a Holanda, a Austria e a Suíça promulgaram proibições parciais de vestes islâmicas.

Os funcionários públicos na Alemanha, recorde-se, estão proibidos de usar véus completos no país. As burqas são também proibidas em determinados espaços públicos na Baviera, assim como noutros estados alemães.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório