Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-ministra espanhola arguida em processo de corrupção

A ex-ministra do Fomento espanhola Magdalena Álvarez foi hoje constituída arguida no âmbito do processo de alegada corrupção e fraude na Andaluzia conhecido como ‘caso dos ERE’, confirmaram fontes judiciais.

Ex-ministra espanhola arguida em processo de corrupção
Notícias ao Minuto

14:20 - 02/07/13 por Lusa

Mundo Andaluzia

As mesmas fontes explicaram que além de Álvarez foram constituídos arguidos pela juíza Mercedes Alaya cerca de duas dezenas de outros funcionários da Junta da Andaluzia, incluindo o inspetor geral Manuel Gómez Martínez.

Vice-presidente do Banco Europeu de Investimentos (BEI) desde junho de 2010, Álvarez foi ministra do Fomento no Governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero entre 2004 e 2009 e vereadora da Fazenda no Governo andaluz entre 1994 e 2004.

Em causa está um dos maiores processos de corrupção, fraude, branqueamento de capitais, burla e falsificação documental da história de Espanha, envolvendo alegadamente centenas de milhões de euros.

Trata-se de centenas de processos fraudulentos de despedimento coletivo (conhecidos como Expedientes de Regulação de Emprego ou ERE), em que centenas de pessoas que nunca trabalharam foram 'incluídas' em listas de despedidos para receber subsídios ilegalmente.

A burla envolvia vários níveis da administração nesta região espanhola, governada durante mais de 30 anos pelos socialistas.

Reagindo à decisão judicial o ex-presidente da Junta da Andaluzia, Manuel Chaves, defendeu hoje a inocência de Álvarez, afirmando que a constituição como arguida “não significa absolutamente nada”.

“Estou convencido de que quando foi conselheira da Fazenda não teve nada a ver com o tema dos ERE”, disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório