Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Sismo de magnitude 5,8 registado no sul do México

Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter atingiu hoje a região sul do México, não existindo até ao momento relatos de danos pessoais ou materiais, segundo o Sistema de Alerta Sísmico Mexicano (SASMEX).

Sismo de magnitude 5,8 registado no sul do México
Notícias ao Minuto

13:58 - 23/09/17 por Lusa

Mundo SASMEX

O tremor de terra foi registado às 05:38 hora local (11:38 hora de Lisboa) e o epicentro (zona da superfície terrestre onde a intensidade de um abalo sísmico é mais elevada e onde este alcançou em primeiro lugar o nível do solo, fica localizada por cima do hipocentro) foi localizado a 123 quilómetros a sudeste de Salina Cruz, no Estado de Oaxaca.

O SASMEX informou que o sismo foi "confirmado por 12 sensores" e que o sistema de alerta "não acionou nenhum sinal porque a energia gerada durante os primeiros segundos não superou os níveis estabelecidos" pelo próprio sistema.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou, contudo, que o novo sismo registado hoje no México teve uma magnitude de 6,1 na escala de Richter e foi centrado no Estado de Oaxaca, no sul do país.

A agência noticiosa americana Associated Press informou que este abalo foi sentido na capital mexicana, Cidade do México, acrescentando que vários habitantes relataram que sentiram os edifícios a abanar e que saíram para a rua.

Este novo abalo acontece quatro dias depois do forte sismo de 7,1 que atingiu a capital do país, Cidade do México, e que provocou pelo menos 292 mortos, segundo o último balanço das autoridades mexicanas.

Várias equipas de resgate permanecem no terreno à procura de vítimas nos escombros dos edifícios que não resistiram ao sismo de terça-feira.

[Notícia atualizada às 14h58]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório