Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Coreia do Norte: Japão e EUA realizam manobras no Pacífico

As forças marítimas do Japão e dos Estados Unidos estão a realizar manobras no Oceano Pacífico, numa altura marcada pela tensão entre Washington e Pyongyang devido ao programa nuclear e ao lançamento de mísseis norte-coreanos.

Coreia do Norte: Japão e EUA realizam manobras no Pacífico
Notícias ao Minuto

11:28 - 23/09/17 por Lusa

Mundo Tensão

Os exercícios, que arrancaram a 11 de setembro e que têm conclusão prevista para a próxima quinta-feira, dia 28, estão a decorrer nas zonas costeiras nas proximidades da capital do Japão, Tóquio, e no sul da província de Okinawa, explicou um porta-voz das Forças Armadas japoneses à televisão pública NHK.

Nas manobras participam o porta-aviões de propulsão nuclear norte-americano USS Ronald Regan e o navio de guerra contratorpedeiro japonês Ise.

Concluída a simulação, é previsto que o USS Ronald Reagan se dirija a águas próximas da península da Coreia para realizar outros exercícios com a marinha sul-coreana.

Segundo a NHK, Tóquio decidiu divulgar publicamente os exercícios para enviar uma mensagem ao regime da Coreia do Norte, que na semana passada enviou um míssil de médio alcance que sobrevoou o norte do Japão.

O lançamento do projétil foi interpretado como uma represália da Coreia do Norte depois de a ONU (Organização das Nações Unidas) ter aprovado um novo pacote de sanções para castigar o país asiático pelo teste nuclear do passado dia 03 de setembro.

A continuação dos testes nucleares da Coreia do Norte na região e a dura retórica usada pelos Estados Unidos depois da chegada de Donald Trump à Casa Branca provocaram um escalar da tensão entre os dois países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório