Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente do México agradeceu a uma heroína. Não tem capa mas tem pêlo

Heróis de quatro patas são alguns dos protagonistas no México pelo trabalho nas buscas e resgate de pessoas soterradas nos escombros.

Presidente do México agradeceu a uma heroína. Não tem capa mas tem pêlo
Notícias ao Minuto

19:50 - 22/09/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Terramoto

A unidade canina da Marinha mexicana tem tido bastante destaque na imprensa pelo trabalho feito na procura de sobreviventes presos nos escombros após o terramoto do México, na última terça-feira.

Frida, Titán e Evil fazem parte da equipa e, no seu conjunto, ajudaram a encontrar dezenas de pessoas e crianças com vida.

Os três já tinham salvo 12 pessoas em Oaxaca após o sismo de magnitude 8,1 na escala de Richter, a 8 de setembro.

Na terça-feira, após o terramoto de magnitude 7,1 na escala de Richter, foram chamados a ajudar de novo.

O destaque, no entanto, tem recaído sobre Frida, uma cadela de raça labrador que se tornou numa sensação online. O próprio presidente do México, Enrique Peña Nieto, fez uma publicação no Twitter em sua honra. “Esta é a Frida. Faz parte da SEMAR e ajudou a salvar 52 vidas em vários desastres naturais a nível nacional e internacional”, escreveu, tanto na altura do sismo de 8 de setembro como no de dia 19.

Frida tem sete anos e esteve presente na escola Enrique Rébsamen, onde perderam a vida 19 pessoas, a maior parte crianças. Depois de horas de buscas, conseguiram salvar-se 11 crianças. A cadela está sempre equipada com óculos protetores e botas especiais, para proteger os olhos e as patas dos perigos das buscas em escombros.

Nas redes sociais são várias as menções a Frida.

Recorde-se que o terramoto de magnitude 7,1 na escala de Richter, que na terça-feira assolou a Cidade do México, causou, pelo menos, 250 mortos, mais de dois mil feridos e dezenas de desaparecidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório