Meteorologia

  • 24 OUTUBRO 2017
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Brexit: May propõe período de transição de dois anos após saída britânica

A primeira-ministra britânica, Theresa May, propôs hoje à União Europeia (UE) um período de transição de dois anos após a saída britânica do bloco comunitário, processo conhecido como 'Brexit', num discurso proferido em Florença (Itália).

Brexit: May propõe período de transição de dois anos após saída britânica
Notícias ao Minuto

15:57 - 22/09/17 por Lusa

Mundo Reino Unido

Durante este período de transição, as relações entre a UE e o Reino Unido permanecerão inalteradas, de forma a assegurar uma saída "harmoniosa e ordenada" do país do bloco comunitário, indicou Theresa May.

Este discurso de May em Florença era aguardado com grande expetativa.

Durante a semana, o gabinete da primeira-ministra britânica indicou que a política ia apelar ao "sentido de responsabilidade" dos líderes europeus para avançar nas negociações para a saída do Reino Unido da UE e encontrar um acordo satisfatório para ambas as partes.

"Se pudermos fazer isso, então, quando este capítulo da nossa história europeia estiver escrito, será lembrado não pelas diferenças que enfrentámos, mas pela visão que mostrámos; não pelos desafios que perdemos, mas pela criatividade que usámos para superá-los; não por um relacionamento que acabou, mas uma nova parceria que começou", segundo excertos do discurso de Theresa May revelados durante esta semana.

Na intervenção hoje proferida naquela cidade italiana, May disse que o sucesso das negociações do 'Brexit' será "no interesse de todos".

"Estamos a atravessar um período crítico", mas "quando nos reunimos, podemos alcançar bons resultados", declarou a líder britânica, acrescentando que deseja alcançar um futuro "melhor" para todos os cidadãos europeus.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório