Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Irão exibe novo míssil balístico com alcance de 2.000 quilómetros

As forças armadas iranianas mostraram hoje um novo míssil balístico com um alcance de 2.000 quilómetros durante um desfile militar em Teerão, apesar das advertências dos Estados Unidos contra o programa de armamento do Irão.

Irão exibe novo míssil balístico com alcance de 2.000 quilómetros
Notícias ao Minuto

11:15 - 22/09/17 por Lusa

Mundo Conflito

O míssil, designado Jorramshahr, é capaz de transportar múltiplas ogivas, segundo o general de brigada Amir Ali Hayizadeh, citado pela televisão estatal.

Comandante da divisão aeroespacial dos Guardas da Revolução, força de elite do regime iraniano, Hayizadeh disse que o míssil é de "um tamanho mais pequeno e tático e estará operacional num futuro próximo".

Durante o desfile militar comemorativo do início da guerra com o Iraque em 1980, o presidente do Irão disse que o país vai reforçar as capacidades militares e balísticas.

"Quer queiram quer não, vamos reforçar as nossas capacidades militares, necessárias em termos de dissuasão. Vamos desenvolver os nossos mísseis e também as nossas forças aérea, terrestre e marítima. Para defender a nossa pátria não vamos pedir autorização a ninguém", disse Hassan Rohani, num discurso transmitido em direto pela televisão.

O Irão desenvolveu um vasto programa balístico nos últimos anos, que tem levado os Estados Unidos, mas também a Arábia Saudita, o principal rival na região, e alguns países europeus como a França, ou ainda Israel, a manifestarem a sua preocupação.

Teerão afirmou sempre que o programa balístico é apenas defensivo. "O nosso poder militar (...) não foi realizado para agredir outros países", reiterou Rohani.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório