Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Autoridades espanholas detêm homem relacionado com atentado de Barcelona

As autoridades espanholas detiveram hoje na região de Valência um cidadão marroquino de 24 anos, residente em Espanha, por alegada colaboração com o grupo islâmico responsável "pelos atentados terroristas" em Barcelona, em agosto.

Autoridades espanholas detêm homem relacionado com atentado de Barcelona
Notícias ao Minuto

08:28 - 22/09/17 por Lusa

Mundo Terrorismo

Segundo o Ministério do Interior o homem, detido em Vinaroz (Castellón), região autónoma de Valência, pela Guarda Civil, mantinha uma estreita relação "com vários terroristas" incluindo Abdelbaki Es Satty, o imã de Ripoll que liderava o grupo extremista.

A Guarda Civil investiga a participação do indivíduo detido hoje na aquisição das substâncias que permitiram a fabricação de mais de 100 quilos de TATP (triperóxido de triacetona), o explosivo que costuma ser utilizado pelo grupo radical armado Estado Islâmico nos atentados na Europa.

A detenção foi efetuada por agentes do Serviço de Informações da Guarda Civil que suspeita da colaboração do homem nos atentados de Barcelona e Cambrills, nos dias 17 e 18 de agosto.

Os atentados no centro de Barcelona, no dia 17 de agosto e no dia seguinte em Cambrills causaram a morte a 16 pessoas, entre as quais duas cidadãs portuguesas e mais de 130 feridos.

Oito membros do grupo responsável pelos atentados morreram: seis foram abatidos pelas forças de segurança e dois na explosão de uma casa em Alcanar, na noite anterior ao ataque de Barcelona.

Contando com a operação realizada hoje, as autoridades detiveram cinco pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório