Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Brexit: May destaca "sentido de responsabilidade" dos 27 para negociações

A primeira-ministra britânica vai apelar na sexta-feira em Florença ao "sentido de responsabilidade" dos líderes europeus para avançar nas negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia e encontrar um acordo satisfatório para ambas as partes.

Brexit: May destaca "sentido de responsabilidade" dos 27 para negociações
Notícias ao Minuto

22:39 - 21/09/17 por Lusa

Mundo Declarações

"Se pudermos fazer isso, então, quando este capítulo da nossa história europeia estiver escrito, será lembrado não pelas diferenças que enfrentámos, mas pela visão que mostrámos; não pelos desafios que perdemos, mas pela criatividade que usámos para superá-los; não por um relacionamento que acabou, mas uma nova parceria que começou", vai referir Theresa May, segundo excertos revelados pelo seu gabinete.

Theresa May pretende usar o discurso em Florença para desenvolver a visão que apresentou num outro discurso que realizou em Londres em janeiro, quando revelou parte dos planos para uma "nova parceria estratégica" com a União Europeia.

Nessa altura, a chefe do Governo revelou que o Reino Unido pretendia ficar de fora do mercado único europeu após a saída da União Europeia.

Neste discurso, espera-se que sejam conhecidos mais detalhes sobre o que Londres quer ao nível de relações económicas e de segurança e a proposta de um "período limitado de implementação" do 'Brexit', que facilite a transição às empresas e cidadãos.

A imprensa britânica diz que a primeira-ministra vai sugerir que o Reino Unido contribua com 20 mil milhões de euros nos próximos dois anos para o orçamento europeu para continuar a ter acesso ao mercado único durante esse período.

A poucos dias da quarta ronda de negociações com a UE para o Brexit, que começa na segunda-feira, a chefe de Governo quer passar a mensagem junto dos líderes europeus que um acordo final satisfatório é do interesse de ambas as partes.

"Enquanto a saída do Reino Unido da UE é inevitavelmente um processo difícil, é do nosso interesse que as negociações tenham sucesso. Por isso acredito que partilhamos um profundo sentido de responsabilidade para fazer com que essa mudança aconteça de forma sensata e sem problemas, não apenas para as pessoas de hoje, mas para a próxima geração que vai herdar o mundo que vamos deixar", acrescentou.

May reiterou o que o seu ministro encarregado pelo Brexit, David Davis, pediu a Bruxelas: maior imaginação e criatividade na busca de soluções sobre as relações entre o Reino Unido e os restantes 27 membros após 29 de março de 2019.

A chefe do Governo britânico não tem dúvidas que "o futuro da Grã-Bretanha é promissor", pois o país continua a ter "um sistema jurídico respeitado em todo o mundo; uma forte abertura ao investimento estrangeiro; entusiasmo pela inovação; uma facilidade de fazer negócios; algumas das melhores universidades e cientistas; um talento nacional excecional para a criatividade e um espírito indomável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório