Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

México: 11 crianças resgatadas com vida. Caso 'Frida', afinal, não existe

“Não temos conhecimento de nenhuma menina” chamada ‘Frida’, disseram autoridades há minutos em declarações aos jornalistas. Balanço é de 11 menores de idade resgatados com vida e 19 falecidos. Os restantes estão já no hospital ou com as suas famílias.

México: 11 crianças resgatadas com vida. Caso 'Frida', afinal, não existe
Notícias ao Minuto

21:20 - 21/09/17 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Balanço

Primeiro não tinha nome, depois chamava-se ‘Frida Sofia’. A criança soterrada nos escombros da escola Enrique Rébsamen, a sul da capital do país, que se dizia ter oito anos numa primeira instância e depois 12, mas que afinal nunca existiu.

A informação foi revelada há instantes pelas autoridades mexicanas em declarações feitas aos jornalistas a partir da escola onde ‘Frida’ estaria soterrada há quase dois dias, tendo pedido água e falado com os socorristas, de acordo com as informações que foram sendo avançadas pela imprensa mexicana.

Enrique Sarmiento Beltrán, sub-secretário da Marinha mexicana, afirmou que não há conhecimento do caso de ‘Frida’.

Queremos esclarecer que não temos conhecimento do caso de uma menina a quem foi dado nome. Nunca tivemos conhecimento dessa versão e temos a certeza que não foi realidade, uma vez que se confirmaram todos os nomes das crianças com o ministério de Educação e com a escola”, afirmou, conforme pode ver abaixo.

A demora no alegado resgate da criança, as sucessivas informações que surgiam nas redes sociais dando conta de um resgate iminente, mas sem nunca se concretizar e a indicação das autoridades de que todas as crianças com o nome ‘Frida’ estavam localizadas lançaram dúvidas sobre o caso esta quinta-feira, que agora foram dissipadas.

O mesmo responsável esclareceu que, até ao momento, foram resgatados onze menores de idade com vida, existindo um total de 19 crianças que perderam a vida, assim como seis adultos. Não é descartada, no entanto, a possibilidade de existirem mais sobreviventes. Com base nas informações recolhidas pelas equipas de resgate, “há indícios de que haja, possivelmente, uma pessoa ainda com vida”.

Recorde-se que o terramoto de magnitude 7,1 na escala de Richter, que na terça-feira assolou a Cidade do México, causou, pelo menos, 245 mortos, mais de 2 mil feridos e dezenas de desaparecidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório