Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Porto Rico foi "totalmente destruído" pelo furacão, diz Trump na ONU

Porto Rico foi "totalmente destruído" pela passagem do furacão Maria, que atingiu na quarta-feira aquele território americano nas Caraíbas, disse hoje o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à margem da Assembleia-Geral da ONU.

Porto Rico foi "totalmente destruído" pelo furacão, diz Trump na ONU
Notícias ao Minuto

17:00 - 21/09/17 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Porto Rico está num estado muito, muito, muito delicado (...). A rede elétrica está destruída", disse o chefe de Estado norte-americano.

Ainda na quarta-feira, e perante o rasto de destruição deixado pelo furacão Maria e pelos ventos superiores a 200 quilómetros por hora, Trump declarou o estado de catástrofe natural naquele território americano, medida que permitiu desbloquear fundos federais para apoiar a ilha de Porto Rico.

Após a destruição provocada pelo furacão Maria - muitas casas danificadas e dezenas de milhares de pessoas foram obrigadas a procurar refúgio em abrigos -, este território nas Caraíbas preparava-se hoje para enfrentar inundações potencialmente catastróficas.

Para os próximos dois dias, as autoridades locais aguardam chuvas torrenciais e o Centro Americano de Furacões (NHC, na sigla em inglês) indicou que a ilha deve esperar entre 50 e 75 centímetros de chuva até sábado, admitindo que estas previsões podem ser mais graves e rondar os 90 centímetros de chuva.

A presidente da câmara de São João (capital de Porto Rico), Carmen Lulin Cruz, afirmou hoje que "a cidade de São João que as pessoas conheciam desapareceu".

A autarca estimou que a ilha de Porto Rico e os seus 3,5 milhões de habitantes fiquem sem eletricidade durante "quatro a seis meses".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório