Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Há sete anos que Juana tenta provar que não está morta

O caso insólito aconteceu em Espanha e há sete anos que se arrasta sem que Juana Escudero Lezcano consiga provar judicialmente que está, efetivamente, viva.

Há sete anos que Juana tenta provar que não está morta
Notícias ao Minuto

13:52 - 21/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Juana Escudero Lezcano é uma sevilhana de 53 anos e há sete que vive um drama: tentar provar que não morreu. 

Parece insólito, mas é verdade e há uma explicação para este facto. Há uma mulher enterrada no cemitério de Málaga, cujos dados correspondem exatamente de Juana, nomeadamente nome, sobrenome e data de nascimento. Esta coincidência fez com que os elementos da Segurança Social tivessem confundido os casos.

A sua filha Marta recorda que foi um médico que lhe deu a notícia: “A minha mãe estava numa sala de emergência no hospital e o médico, sem saber muito bem como dizer, explicou-lhe que, no sistema da Segurança Social, ela estava dada como falecida”.

Desde então, Juana é alvo desta confusão e, em entrevista ao El País, explica que “a sua não morte é uma das maiores dores de cabeça" que já teve. Isto porque quando um caso é publicado num boletim oficial é porque não foi possível entrar em contacto com os parentes da pessoa a que se refere o caso específico. "Nesta situação em concreto, estavam a tentar contactar a família para que retirassem o caixão, uma vez que a taxa não foi paga".

Em maio do ano passado, a sevilhana recorreu à justiça e, assim que contactou os serviços de um escritório de advocacia e apresentou a petição perante o tribunal de Málaga, foi informada de que não há nada a ser feito até que o juiz ordene que os dados sejam transferidos.

De acordo com o testemunho de Juana ao El País, o pior dia desta ‘saga’ foi quando lhe disseram que “poderia ser sancionada pela usurpação de identidade". "Matam-me e multam-me sem que eu tenha nada a ver com a história", ironiza a sevilhana acrescentando que está morta para todos, “exceto para os bancos”, já que paga com total regularidade os empréstimos, a hipoteca e até o seguro de vida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório