Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Lembra-se de Salem? Escapou à morte, mas ainda não está livre de perigo

Esta é a história de Salem, um menino iemenita que, em setembro de 2016, chocou o mundo pela sua imagem desnutrida. Hoje, as suas feições são bem diferentes.

Lembra-se de Salem? Escapou à morte, mas ainda não está livre de perigo
Notícias ao Minuto

12:18 - 21/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Iémen

O pequeno Salem vive no Iémen e já esteve perto da morte. O motivo? A fome – um drama enfrentado por milhões de crianças iemenitas.

Hoje, as suas feições já não são as mesmas do que em setembro de 2016. Deixou de ser um menino desnutrido, para passar a ter umas bochechas arredondadas que acompanham um sorriso terno. A BBC conseguiu chegar até ao menino que, no ano passado, chocou o mundo e testemunhou a recuperação que só foi possível graças às ações humanitárias.

Mas Salem ainda não está livre de perigo. Além de ter um dano cerebral que lhe afeta o crescimento, padece da privação de alimentos porque a sua família ainda está imersa numa situação difícil, com grandes dificuldades em encontrar comida.

O protesto de 2011, que provocou a saída do presidente Ali Abdullah Saleh, mergulhou o Iémen numa guerra que não acabou, opondo-se aos seus apoiantes para milícias xiitas, apoiadas pelo Irão.

Em março de 2015, a Arábia Saudita interveio e, desde então, o conflito no Iémen matou 400 pessoas, principalmente civis, além de ter feito 48 mil feridos. Além disso, uma epidemia de cólera matou mais de 2 mil pessoas em todo o país, 7 milhões de iemenitas estão à beira da fome, 1,8 milhões de crianças estão sem ir à escola e mais de 1,6 milhões de jovens nunca a frequentaram sequer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório